Câmeras flagram rapaz e 7 menores invadindo escola infantil vandalizada

Câmeras flagram rapaz e 7 menores invadindo escola infantil vandalizada
ândalos deixaram rastros de destruição em escola de Boa Esperança do Sul (Foto: Ely Venâncio/ EPTV)

Imagens mostram câmeras sendo destruídas em Boa Esperança do Sul. Todos foram detidos nesta terça-feira (14) após identificação da polícia

Do G1 São Carlos e Araraquara

Câmeras de segurança flagraram o momento em que um rapaz de 23 anos e sete adolescentes invadiram a cozinha de uma escola infantil e destruíram os equipamentos antes de deixar um rastro de destruição no local, no domingo em Boa Esperança do Sul. Nesta terça-feira (14), todos foram identificados e detidos. O prejuízo no local foi de R$ 30 mil e 165 crianças de até cinco anos precisaram ser remanejadas para outras escolas até quinta-feira (16).
Nas imagens, os vândalos aparecem entrando por uma janela que havia sido arrombada. O primeiro vai até a geladeira, enquanto os outros entram. Todos estavam com os rostos cobertos. Eles mexem nas panelas e bebem. Com um pedaço de madeira tentam quebrar uma câmera de segurança.
Na recepção da escola, um homem aparece com uma faca. Ele tenta quebrar a câmera, mas as imagens ajudaram na identificação de Rodrigo Henrique Eira. “Apesar de estar com o rosto coberto, foi possível verificar uma tatuagem que ele tinha no braço, inclusive com o nome da mãe dele. Esse rapaz foi identificado, nós passamos a procurá-lo e ele não foi encontrado. Hoje pela manhã ele acabou se apresentando no destacamento da Polícia Militar e foi conduzido aqui”, afirmou o delegado Ricardo Farah.
Ele tem passagens por tráfico de drogas e roubo. “Eu entrei para comer, porque estava com fome. Já estava arrombada e os moleques foram comer e começaram a quebrar”, disse em entrevista ao Jornal da EPTV. Ele só admitiu que quebrou um ventilador. “Eu pendurei no e segurei para baixo”, disse. Ele responderá a inquérito policial por furto qualificado, dano ao patrimônio e corrupção de menores.

Menores – Sete adolescentes, entre 12 e 16 anos, estudam em escolas públicas e foram apreendidos dentro da sala de aula. Eles confessaram a participação. Junto com eles a polícia encontrou alguns objetos roubados da escola. “Por não serem reincidentes na prática de atos infracionais, os menores são liberados para os pais e vão responder a uma ação sócioeducativa, junto à Vara da Infância e Juventude.
A mãe de um dos menores, que preferiu não se identificar, lamentou a participação do filho. “Ele falava que ia jogar bola. Eu fiquei muito revoltada porque a minha netinha estuda lá”, afirmou.

Danos – Segundo a Prefeitura, armários e portas foram arrombados, a fiação de salas foi cortada, a merenda foi jogada pelo chão e tinta foi jogada nas paredes. Banheiros e o berçário também foram atingidos. Equipamentos e leite em pó foram levados.
Os vândalos ainda quebraram uma janela e conseguiram entrar na cozinha. As funcionárias relataram que eles fizeram suco, leite com chocolate e usaram o fogão para fritar batatas. Eles ainda roubaram todos os refrigerantes. Para não deixar impressões digitais usaram luvas usadas pelas cozinheiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *