sábado , 25 outubro 2014
Capa / Ribeirão Bonito / Calendário escolar mostra que apenas no dia 15 de outubro haveria suspensão de aulas em Ribeirão Bonito

Calendário escolar mostra que apenas no dia 15 de outubro haveria suspensão de aulas em Ribeirão Bonito

Mães reclamaram que filhos ficaram em casa em seis oportunidades no mesmo mês; Diretora de Educação culpa o planejamento

Lucas Castro

Calendário Escolar 2013 (Foto: Reprodução)

Calendário Escolar 2013 (Foto: Reprodução)

No dia 31 de outubro, o jornalista José Carlos Magdalena, do Jornal da Cidade, da Rádio Morada do Sol, de Araraquara, durante a apresentação do programa gerou uma polêmica ao afirmar que as mães dos alunos que estudam nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Ribeirão Bonito estão inconformadas com o excesso de dias sem aulas na rede de ensino, principalmente no mês de outubro.

Magdalena disse ter recebido uma carta das mães que relatavam que, nos dias 14, 15, 21, 23, 25 e 28 de outubro não houve aulas nas EMEIs e elas não tiveram onde deixar seus filhos, sendo que em algumas situações a criança ficou sozinha em casa.

O jornalista entrou em contato com a Diretora de Educação, Maria Terezinha Sartorelli Manieri, que confirmou a ausência de aulas nestes dias e explicou que este fato aconteceu devido ao calendário escolar, onde no mês de outubro têm as Semanas do Educador e da Leitura e Literatura, aprovadas pela Câmara Municipal. “Houve sim as dispensas, mas tem motivo, não foi para dizer que não estava cumprindo as determinações do calendário, afinal são duas semanas que estão dentro do cronograma e acontecem em outubro”, explicou.

Maria Terezinha disse também entender que o calendário está mal programado e vai estudar algumas formas para readequá-lo e Magdalena ressaltou na carta que as mães expuseram que está se tornando frequente nesta administração a falta de aulas.

Diante deste fato o Portal RB Na Rede foi procurar informações sobre o assunto e com exclusividade conseguiu o Calendário Escolar de 2013 referente às escolas municipais de Ribeirão Bonito e a grande surpresa é que em outubro o único dia programado para as aulas serem suspensas é o Dia do Professor, comemorado anualmente no dia 15 de outubro.

Comemorações Cívicas e ACLs programadas apra 2013 (Foto: Reprodução)

Comemorações Cívicas e ACLs programadas apra 2013 (Foto: Reprodução)

Outro fato curioso é que as datas para as Semanas do Educador e da Leitura e Literatura estão marcadas para dois domingos distintos, sendo 19 e 26 respectivamente, como Atividade Cultural Letiva (ACL), onde, mesmo sendo em final de semana, a data fica reservada para que professores e alunos compareçam as unidades escolares para tal evento.

O almoço para comemorar o Dia dos Professores estava marcado para o dia 20 de outubro, um domingo, onde o prefeito Wilson Forte Junior (PMDB), Nenê Forte, deveria ter comparecido e não esteve presente, mas foi realizado no dia 25, uma sexta-feira, onde os alunos também ficaram sem aulas.

O Calendário Escolar também mostra que durante o ano apenas seis dias estavam programados para suspensão de aulas não considerando os feriados nacionais, estaduais e municipais, sendo 11 e 13 de fevereiro, 4 de março, 31 de maio, 5 de agosto e 15 de outubro e este número aconteceu em apenas um mês, conforme o relato obtido pelo jornalista araraquarense, 14, 15, 21, 23, 25 e 28 de outubro.

O que dá para perceber é que o calendário formulado no começo do ano, publicado em janeiro, pela ex-diretora Maria Izabel de Castro Silva, foi elaborado de maneira correta e não foi cumprido pelo Departamento de Educação após a sua saída, deixando claro que diferente do que foi afirmado pela atual responsável pelo setor, as mudanças e suspensão de aulas não seguiram o planejamento.

No total soma-se seis dias sem aulas no mês, havendo aproximadamente apenas 15 dias de atividades escolares, ou seja, metade de um mês.

Câmara Municipal – Diante do fato em que a Diretora de Educação afirmou que as Semanas foram criadas pela Câmara Municipal, mesmo não sendo o presidente da Casa de Leis na época e sendo a favor dos projetos, o vereador Dimas Tadeu Lima (PT) ressaltou que as atividades são para serem desenvolvidas com os alunos dentro das escolas e não com eles em casa. “Naquela ocasião aprovamos os projetos pensando que as atividades seriam feitas dentro das escolas e tenho a certeza que foram elaborados para isso e não para as crianças ficarem em casa”, destacou.

Dimas também disse ter duas filhas matriculas em escolas municipais e que vai continuar cobrando melhorias na educação.

Calendário Escolar 2013 (Foto: Reprodução)

Calendário Escolar 2013 (Foto: Reprodução)

 

Calendário Escolar 2013 (Foto: Reprodução)

Calendário Escolar 2013 (Foto: Reprodução)

Comemorações Cívicas e ACLs programadas apra 2013 (Foto: Reprodução)

Comemorações Cívicas e ACLs programadas apra 2013 (Foto: Reprodução)

 

sem comentários

  1. Falar o que!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Só estão esquecendo de uma coisa, não foram todos os professores da rede municipal que não trabalharam todos estes dias. Sou professora e trabalhei os dias 21, 23 e 25. E o dia 28 foi dado pelo senhor prefeito municipal.

  3. trabalhar ninguem quer né? tudo é motivo de comemorar. Isso é brasil

    • Para Mariasxv:
      Mais do que os professores trabalham! Venha passar um dia na escola para você ver o que é trabalhar. Nossa principal função não está sendo a de ensinar, agora nós somos também médicos, psicólogos e cuidadores.
      Retificando: o dia 25 foi o almoço de comemoração ao dia dos professores, eu estava lá; mas se tivesse que trabalhar, estaria trabalhando, com certeza.
      Ah só para lembrar: sexta-feira é feriado.

  4. o almoço aconteceu sim,mas no dia 25 e não 18.Esses pais tem que se fuder mesmo porque acham que a escola tem que cuidar,educar,até levar no médico ou dentista ,fazer filho é fácil,foder,todo mundo quer,mas as responsabilidades ninguém quer.

  5. CRITICAR É LINDO, MAS NINGUÉM E NENHUM POLÍTICO APARECE PARA CONHECER O TRABALHO QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDOS NAS EMEIS, ACREDITAM AINDA QUE AS EMEIS SOMENTE É PARA CUIDAR E EDUCAR OS FILHOS DAS MAES QUE TRABALHAM. OU SEJA, POUCO IMPORTA O TRABALHO DESENVOLVIDOS PELOS PROFESSORES, LAMENTAVÉL ISSO.

  6. para revoltada eu respondo se voce não quer trabalhar querida abandone o barco pois não acho certo as crianças ficarem sem aula para certos tipo de comemoração principalmente para planejamento de aulas isso tem que ser substituido por professores substitutos como era antigamente sei que tem muitos pais que não estão nem ai com seus filhos mas graças a DEUS é A MINORIA . EU trabalhei dois anos na CRECHE do CENTENÁRIO e quando tinha esses feriados comuns as creches funcionava normal e nós eramos compensadas com um dia de folga sendo dado folga um dia cada uma foi um ano no mandato do dr sergio buzza e outro no mandato do rubinho .era raro as crianças ficarem em casa pois tem certos patrões que não quer nem saber qualquer coisa manda embora mas fazer o que se o BRASIL é o PAÍZ DOS FERIADOS

  7. Querida Helena não sou professor mas estamos na era do conhecimento. Os professores tem que se capacitar, reciclar, o professor é um ser aprendente.

  8. HELENA CONCORDO PLENAMENTE COM VC, ACHO TAMBÉM QUE DEVERIA TER PROFESSORES SUBSTITUTOS EM ALGUNS CASOS QUE NÃO TENHA AULA, MINHA FILHA É MITO BEM TRATADA NO EMEI, ADORA AS PROFESSORAS, E O PATRÃO NEM QUER SABER QUANDO NÃO TEM AULA, JA TIVE QUE FALTAR AO SERVIÇO TAMBÉM ALGUMAS VEZES PARA PODER CUIDAR DELA, SENDO QUE NEM ERA FERIADO.

  9. Tive uma ideia troca um dia as professoras com as mães das crianças que cortam cana, ai quem sabe elas vão dar valor em levar no médico, em ser psicóloga, educar na sombra, água fresca e ainda com almoço de “dia dos professores”, só uma pergunta quem pagou esse almoço?????? O povo não é????

  10. Os professores só recebem ordens, as vezes são pegos de surpresa quando são avisados que as aulas serão suspensas.

    • Querido Prof….em que escola você leciona???Lá não tem Direção???Ou você não sai lá do CEM carimbando atestado..Essa foi o fim…Em todas as Unidades são distribuídos calendário escolar no Planejamento e discutidos assuntos sobre as datas comemorativas…..To com você Sonia Borges….

  11. O duro é explicar para alguém QUE NÃO TRABALHA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, UM CALENDÁRIO ESCOLAR. Mas, nem vou perder meu tempo com isso, porque ele é muito precioso. O regime trabalhista dos Professores é da CLT, temos Leis de Trabalho, trabalho com AMOR e NÃO por amor. Não sou babá de filho de ninguém e nem tia.SOU PROFESSORA! Fiz Faculdade, Pós-Graduação e vários cursos e ainda os faço para me Aperfeiçoar como profissional. Gosto muito do que faço, mas preciso de dinheiro para pagar aluguel, água, luz, comida e etc. Meu contrato de trabalho é de 30 horas semanais, tenho hora para entrar e sair, como qualquer outro profissional, PROBLEMA SEU SE A SENHORA TRABALHAVA DE GRAÇA SEM DIREITO A NADA ESPERANDO TER UMA FOLGA, E SE O PREFEITO NÃO DESSE? A SENHORA FICARIA NO PREJUÍZO! QUEM É VOCÊ QUE TRABALHOU DOIS ANOS, (DOIS ANOS!!!!)EM EDUCAÇÃO E SE ACHA NO DIREITO DE QUESTIONAR O TRABALHO SÉRIO DA MAIORIA DOS PROFISSIONAIS COM MAIS DE 20 ANOS DE CARREIA NO MAGISTÉRIO? DOIS ANOS? SAIU POR QUÊ? NÃO AGUENTOU A MOLEZA QUE É TRABALHAR NA EDUCAÇÃO? ERA CONCURSADA OU COLOCADA? PROCURE SENHORA SE INFORMAR, OS BERÇÁRIOS NÃO FECHARAM, OS PAIS PRECISAM ENTENDER QUE A PARTIR DOS 4 ANOS AS CRIANÇAS ESTÃO EM IDADE ESCOLAR E TEM QUE SEGUIR OS FERIADOS ESCOLARES E SE O BRASIL É O PAÍS DO FERIADO, PELO MENOS ESCREVA A PALAVRA PAÍS CORRETAMENTE!!! TENHO CERTEZA QUE SUA PROFESSORA DO PRIMÁRIO, QUE FICOU VÁRIOS FERIADOS TRABALHANDO DE GRAÇA (SEM DIREITO AS HORAS EXTRAS) DEVE TER TIDO UM ATAQUE CARDÍACO AO VER QUE A SENHORA ESCREVEU PAÍS COM ZZZZZZZZZZZZZZ!!!!!!!!!!!! JÁ QUE TRABALHAR 14 HORAS POR DIA É POUCO PARA UM PROFESSOR NA SUA OPINIÃO, ESTOU PRECISANDO DE UMA SECRETÁRIA PARA ME AUXILIAR EM CASA, POR FAVOR, DEIXE SEU NÚMERO, ASSIM QUEM SABE A SENHORA ME AUXILIANDO PODERÁ VER O QUE UM PROFESSORA FICA FAZENDO EM CASA COM TANTO FERIADO…NA MAIORIA DAS VEZES, PREPARANDO AULAS E CORRIGINDO TAREFAS!!!!

  12. sonia borges cesario

    SOBRE AS CRÍTICAS AOS PROFESSORES DE RIB. BONITO……..O duro é explicar para alguém QUE NÃO TRABALHA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, UM CALENDÁRIO ESCOLAR. Mas, nem vou perder meu tempo com isso, porque ele é muito precioso. O regime trabalhista dos Professores é da CLT, temos Leis de Trabalho, trabalho com AMOR e NÃO por amor. Não sou babá de filho de ninguém e nem tia.SOU PROFESSORA! Fiz Faculdade, Pós-Graduação e vários cursos e ainda os faço para me Aperfeiçoar como profissional. Gosto muito do que faço, mas preciso de dinheiro para pagar aluguel, água, luz, comida e etc. Meu contrato de trabalho é de 30 horas semanais, tenho hora para entrar e sair, como qualquer outro profissional, PROBLEMA SEU SE A SENHORA TRABALHAVA DE GRAÇA SEM DIREITO A NADA ESPERANDO TER UMA FOLGA, E SE O PREFEITO NÃO DESSE? A SENHORA FICARIA NO PREJUÍZO! QUEM É VOCÊ QUE TRABALHOU DOIS ANOS, (DOIS ANOS!!!!)EM EDUCAÇÃO E SE ACHA NO DIREITO DE QUESTIONAR O TRABALHO SÉRIO DA MAIORIA DOS PROFISSIONAIS COM MAIS DE 20 ANOS DE CARREIA NO MAGISTÉRIO? DOIS ANOS? SAIU POR QUÊ? NÃO AGUENTOU A MOLEZA QUE É TRABALHAR NA EDUCAÇÃO? ERA CONCURSADA OU COLOCADA? PROCURE SENHORA SE INFORMAR, OS BERÇÁRIOS NÃO FECHARAM, OS PAIS PRECISAM ENTENDER QUE A PARTIR DOS 4 ANOS AS CRIANÇAS ESTÃO EM IDADE ESCOLAR E TEM QUE SEGUIR OS FERIADOS ESCOLARES E SE O BRASIL É O PAÍS DO FERIADO, PELO MENOS ESCREVA A PALAVRA PAÍS CORRETAMENTE!!! TENHO CERTEZA QUE SUA PROFESSORA DO PRIMÁRIO, QUE FICOU VÁRIOS FERIADOS TRABALHANDO DE GRAÇA (SEM DIREITO AS HORAS EXTRAS) DEVE TER TIDO UM ATAQUE CARDÍACO AO VER QUE A SENHORA ESCREVEU PAÍS COM ZZZZZZZZZZZZZZ!!!!!!!!!!!! JÁ QUE TRABALHAR 14 HORAS POR DIA É POUCO PARA UM PROFESSOR NA SUA OPINIÃO, ESTOU PRECISANDO DE UMA SECRETÁRIA PARA ME AUXILIAR EM CASA, POR FAVOR, DEIXE SEU NÚMERO, ASSIM QUEM SABE A SENHORA ME AUXILIANDO PODERÁ VER O QUE UM PROFESSORA FICA FAZENDO EM CASA COM TANTO FERIADO…NA MAIORIA DAS VEZES, PREPARANDO AULAS E CORRIGINDO TAREFAS!!!!

  13. Querida Marina, não estou falando do que está programado no calendário mas, sim dos dias que estão previstos no calendário para ter aula e suspenderam .

  14. Querida Marina, não estou falando do que está programado no calendário mas, sim dos dias que estão previstos no calendário para ter aula e suspenderam para cursos, capacitação SOME ,almoço e etc.

  15. Eu tenho pena desses professores dão aulas quase o dia inteiro, a administração representada pela secretaria da educação muda tudo de uma hora para outra,mas o salario é uma vergonha,voces professores são uns heróis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>