Trabiju é a cidade com menor número de eleitores na região, segundo o TSE

Trabiju é a cidade com menor número de eleitores na região, segundo o TSE
Estudantes de Trabiju contam que sabem da importância do voto (Foto: Ely Venâncio/ EPTV)

Aproximadamente 1,5 mil pessoas devem ir às urnas nas eleições em outubro. Para historiador, número não diminui a importância do voto dos moradores

Do G1 São Carlos e Araraquara

Trabiju é a cidade com o menor número de eleitores na região. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 1.509 pessoas devem ir às urnas em outubro para ajudar a decidir os próximos deputados, senadores, governador e presidente.
O número não é suficiente para eleger um candidato. Por exemplo, se todos os moradores votassem em um mesmo deputado estadual, ainda assim, não seria suficiente para elegê-lo. Mas o voto deles é fundamental para contribuir no resultado do processo, segundo o historiador Vinicius Beire.
“Um município com mil eleitores pode ser o diferencial para que um candidato estadual ou federal se aproxime e consiga uma cadeira, ou seja, a cidade serve como desempate”, explicou.
Ainda não existem cartazes de propaganda política ou carro de som pelas ruas na cidade. Mas os eleitores já estão atentos. A gari Andrelina Ribeiro sabe muito bem sobre a importância do voto. “Não pode ser vendido. Tem que ser natural. Por meio do voto podemos mudar o país”, disse.

Força – O voto de quem vive em uma cidade pequena, entretanto, tem a mesma força de uma pessoa que vota em qualquer outra parte do país. “Minha avó é analfabeta, mas o voto dela tem o mesmo valor que um voto de um médico ou qualquer de outra pessoa. Independente de onde ela esteja”, ressaltou a estudante Elis Regina da Silva.

Cidadania – A única escola da cidade ensina desde cedo a importância do voto. Os alunos estão ansiosos para participar da primeira eleição. A estudante Iezdraz Justo, de 16 anos, aprendeu que seu voto pode ser decisivo. “Meu voto vai fazer diferença para ajudar na saúde, habitação e educação”, falou.
A estudante Gleiciane Garcia sabe que é necessária a participação de todos.”Eu quero votar porque acho interessante todo mundo ter título de eleitor”, disse a estudante.

170 comentários sobre “Trabiju é a cidade com menor número de eleitores na região, segundo o TSE

  1. Trabiju não pode ser um município. No máximo um bairro de Boa Esperança ou RB. Dinheiro público que vai pro ralo. Vereadores, prefeito e que tais. Uma vergonha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *