Trabiju é a única cidade da região que não registra homicídios há 18 anos

Trabiju é a única cidade da região que não registra homicídios há 18 anos
Trabiju não registra homicídios há 18 anos (Foto: Divulgação/PMT)

Com 1.650 habitantes, município teve um caso de morte no ano de 1997. Homem foi assassinado após dar carona para dois homens desconhecidos

Do G1 São Carlos e Araraquara

A cidade de Trabiju é a única da região que não registra um homicídio há 18 anos, segundo levantamento feito pela Polícia Militar. Com 1.650 habitantes, é difícil não saber o que acontece na cidade, já que os moradores se conhecem bem.
Violência é algo raro no município, que registrou o último homicídio em 1997, quando um homem foi assassinado com um tiro. “No trevo de Boa Esperança, sentido Trabiju, um homem deu carona para duas pessoas. No meio do caminho tentaram assaltá-lo na entrada da cidade, ele reagiu e acabou levando um tiro fatal”, lembrou o diretor pedagógico Luiz Pazato.
Após o episódio, os moradores não se recordam de mais nenhum homicídio. Um alívio quando se compara esse índice ao de outros municípios da região. Apesar disso, a cidade convive com outros problemas. De 2001 a 2014, por exemplo, foram registrados três roubos e 105 furtos. No entanto, Pazato diz confiar na atuação da polícia.
“A polícia sempre averigua pessoas estranhas. Eles já conhecem a maioria das pessoas por conta de ser uma cidade pequena. Eu gosto de morar aqui. Já saí e voltei, porque não troco a cidade por nada”, afirmou o diretor.
O capitão da PM Richard Souza explicou que são feitas rondas 24 horas por dia e também operações em bares. “Desenvolvemos o policiamento inteligente, de modo que a polícia esteja onde as coisas acontecem e possa dar a pronta resposta, evitando que os crimes se agravem e culminem em homicídios”, explicou.
A agricultora Neusa Bispo de Jesus Cristina mora a cinco meses na cidade e pretende ficar de vez. “Gostei daqui. É calmo, não tem briga, não tem morte. Vou ficar aqui”, afirmou.
As ruas são pouco movimentadas e quase não há carros circulando. “A turma daqui gosta muito de andar a cavalo, de bicicleta, ir a algum lugar para tomar um sorvete ou comer um lanche. É uma cidade sossegada e muito gostosa de se viver”, relatou o estudante Antônio Neto.

168 comentários sobre “Trabiju é a única cidade da região que não registra homicídios há 18 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *