Trabiju intensifica ações e zera número de casos de dengue no mês

Trabiju intensifica ações e zera número de casos de dengue no mês
Trabiju entra em estado de alerta e intensifica ações de combate à dengue (Foto: Reprodução EPTV)

Em janeiro, município chegou a registrar 124 ocorrências da doença. Prefeitura mudou estratégia e reforçou quadro de agentes de saúde

Do G1 São Carlos e Araraquara, com informações do Bom Dia São Paulo

Ações de combate à dengue em Trabiju reduziram a zero o número de casos confirmados no mês de março, segundo a Secretaria de Saúde do município. A queda impressiona, já que em janeiro foram 124 casos confirmados da doença. Trabiju tinha então a maior proporção de casos de dengue no Brasil, um a cada 15 habitantes. Em fevereiro o número já havia despencado para apenas um caso.
Para conter o avanço da doença, a Prefeitura mudou a estratégia de prevenção. Funcionários de outros departamentos foram treinados e passaram a reforçar a equipe dos agentes de saúde. Além disso, as visitas às casas foram divididas em dois períodos: pela manhã e no fim da tarde, isso para encontrar os moradores.
“Agora a situação é mais calma. Hoje não temos nenhum paciente na unidade aguardando para ser atendido com suspeita de dengue”, afirmou o diretor do Departamento Municipal de Saúde, William Ademir Letice.
Com 1.680 habitantes, a cidade tem só 600 casas e nas vistorias a Prefeitura descobriu que 85% dos criadouros dos mosquitos estavam justamente nos quintais das residências. Os casos costumavam aparecer com força em março, mas neste ano a doença chegou mais cedo, em janeiro, e se espalhou rapidamente, surpreendendo a todos. Um em cada 15 habitantes já teve a doença, segundo a Secretaria de Saúde do município.
“Nós já havíamos registrado alguns casos antes, mas é a primeira incidência elevada do município, uma das únicas cidades da região a enfrentar um número elevado de casos”, disse Letice.
Durante todo o ano passado foram registradas 34 ocorrências. Os moradores nunca tinham passado por nada parecido. “Primeiro foi minha filha mais velha, depois eu, meu marido e depois pegou as gêmeas”, contou a auxiliar de limpeza Isabel Cristina Fonseca. “Eu só via a ambulância descendo e subindo levando e trazendo gente”, relatou a também dona de casa Lindalva Anacleta da Silva.
Região – As cidades de Rio Claro e Aguaí estão realizando ações para conter o avanço da dengue. Os dois municípios vivem uma epidemia da doença e juntos somam mais de 10 mil casos confirmados. Na região, quase 24 mil pessoas ficaram doentes em 15 cidades.
O combate ao mosquito Aedes aegypti também foi intensificado na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. O Departamento de Saúde de Poços de Caldas (MG) quer conter a doença, que é epidemia em Águas da Prata (SP) e São João da Boa Vista (SP).
São João possui 1.352 casos confirmados de dengue. Já Águas da Prata registrou 149 e Poços de Calda tem apenas 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *