define ('DISABLE_WP_CRON', 'true'); define ('DISALLOW_FILE_EDIT', 'true'); {"id":303,"date":"2012-10-24T08:44:00","date_gmt":"2012-10-24T10:44:00","guid":{"rendered":"http:\/\/www.rbnarede.com.br\/?p=303"},"modified":"2012-10-24T08:44:00","modified_gmt":"2012-10-24T10:44:00","slug":"estacao-ferroviaria-de-ribeirao-bonito","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/rbnarede.com.br\/estacao-ferroviaria-de-ribeirao-bonito\/","title":{"rendered":"Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Ribeir\u00e3o Bonito"},"content":{"rendered":"\n\n\n\n
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A Nova Esta\u00e7\u00e3o em 1918 (Foto do \u00e1lbum dos
50 anos da Paulista)<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

HIST\u00d3RICO DA LINHA:<\/b> Em maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeir\u00e3o Bonito pela Cia. Paulista, saindo da esta\u00e7\u00e3o de S\u00e3o Carlos, no tronco, e com ponto terminal em Ribeir\u00e3o Bonito, em bitola m\u00e9trica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado (Douradense) abriu uma linha que unia Ribeir\u00e3o Bonito a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga e sofreu modifica\u00e7\u00f5es, aumentando-se a bitola para m\u00e9trica e alterando a liga\u00e7\u00e3o Ribeir\u00e3o Bonito-Trabiju, colocando a esta\u00e7\u00e3o de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou a linha, chegando at\u00e9 Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeir\u00e3o Bonito, que agora ligaria S\u00e3o Carlos a Novo Horizonte diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeir\u00e3o Bonito foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois<\/span><\/p>\n

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Locomotiva da Cia. do Dourado na esta\u00e7\u00e3o de Ribeir\u00e3o Bonito, anos 1930 ou 1940
(Acervo Alberto del Bianco)<\/span><\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n<\/div>\n
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A primitiva esta\u00e7\u00e3o de Ribeir\u00e3o Bonito, c. 1910
(Foto do \u00e1lbum dos 50 anos da Paulista)<\/span><\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n
\nA ESTA\u00c7\u00c3O:<\/b> A esta\u00e7\u00e3o de\u00a0Ribeir\u00e3o Bonito\u00a0foi inaugurada como ponto final do ramal do mesmo nome, em 1895. Em 1900, passou a ser tamb\u00e9m a esta\u00e7\u00e3o de in\u00edcio da Companhia Douradense, linha que dali sa\u00eda ligando a esta\u00e7\u00e3o a\u00a0Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, foi inaugurada a linha m\u00e9trica da E. F. Dourado direta at\u00e9Trabiju, e o alargamento da bitola da sua continua\u00e7\u00e3o, de\u00a0Trabiju\u00a0aIbitinga, foi terminada somente em 1922. Foi mantida, por\u00e9m, a linha original que ligava\u00a0Ribeir\u00e3o Bonito\u00a0\u00e0 esta\u00e7\u00e3o de\u00a0Dourado, de bitola de 60 cm, at\u00e9 1933, quando foi erradicada. Antes disso, em 1915, a esta\u00e7\u00e3o de\u00a0Ribeir\u00e3o Bonito\u00a0ganhou um pr\u00e9dio muito maior, que \u00e9 o que est\u00e1 l\u00e1 at\u00e9 hoje. Com a compra da Douradense pela Paulista, em 1949, tornou-se apenas uma esta\u00e7\u00e3o intermedi\u00e1ria, visto que os trens agora seguiam direto, sem baldea\u00e7\u00e3o, pela ent\u00e3o linha-tronco do novo\u00a0ramal de Ribeir\u00e3o Bonito, agora “esticado” at\u00e9 Novo\u00a0Horizonte, aonde a E. F. Dourado havia chegado em 1939. Ap\u00f3s a incorpora\u00e7\u00e3o, trens a diesel chegaram a passar por ali, numa coisa rara nos ramais de bitola m\u00e9trica da Paulista. Em 3\/1\/1969, o trecho, de 148 quil\u00f4metros, entre\u00a0S\u00e3o Carlos\u00a0eIbitinga, foi eliminado, pois “n\u00e3o apresentava condi\u00e7\u00f5es de recupera\u00e7\u00e3o”. Esse trecho j\u00e1 tinha autorizada a sua desativa\u00e7\u00e3o por um decreto de novembro de 1966, portanto mais de dois anos antes, mas sobreviveu at\u00e9 1969. Por sua vez, a linha de\u00a0Ibitingaat\u00e9\u00a0Novo Horizonte\u00a0havia sido suprimida em 1966 mesmo. “A linha de Novo Horizonte foi toda remodelada para receber a tra\u00e7\u00e3o de m\u00e1quinas diesel RSD-8 (que puxam hoje aqueles trens de sub\u00farbio de Santos), colocaram lastro de pedras, regabaritaram as curvas e trocaram os trilhos. Foi arrancada poucos anos depois. Ouvi uma hist\u00f3ria de que teriam arrancado a linha de Ribeir\u00e3o Bonito na calada da noite, e que a popula\u00e7\u00e3o protestou e tentou impedir o ato. Conversei com um maquinista do trecho, e ele me confirmou” (Rodrigo Cabredo, 1999).<\/p>\n<\/div>\n
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Foto a\u00e9rea de Ribeir\u00e3o Bonito, provavelmente de 1939. V\u00ea-se a\u00a0linha
e a esta\u00e7\u00e3o na parte alta da fotografia (Internet\/Autor desconhecido)<\/span><\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

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Fonte:\u00a0http:\/\/www.estacoesferroviarias.com.br\/r\/ribbonito.htm<\/a>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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