Alunos de Guarapiranga se formam no Proerd

Evento aconteceu na noite desta terça-feira (26)

Alunos durante o juramento (Foto: Lucas Castro/RB Na Rede)
Alunos durante o juramento (Foto: Lucas Castro/RB Na Rede)

Na noite desta terça-feira (26) mais de 20 alunos da Escola Municipal “Maria Apparecida de Sousa Campos”, localizada no Distrito de Guarapiranga, distante 12 km de Ribeirão Bonito se formaram no Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd) da Polícia Militar (PM).

Todas as crianças que concluíram o curso e o 5º ano ganharam certificados do Proerd. Durante o evento foram entregues vários brindes, entre eles uma bicicleta, doados pelo comércio, como Galeria Única, Depósito Dois Amigos e Supermercado Dourado, e pela comunidade, além de 70 kits da Faber-Castell oferecidos pela própria fábrica.

A cerimônia foi apresentada pelo Cabo da PM Banin e Soldado Ademílson, que ministrou as aulas, e contou com a presença do 1º Tenente da PM Molina, do prefeito Wilson Forte Junior (PMDB), da Diretora Municipal de Educação Terezinha Manieri, da Diretora da Escola Maria Eugênia Tezore, da professora dos alunos do 5º ano Sônia Borges, entre outras autoridades.

Outros 50 alunos, da mesma escola de Guarapiranga, do 2º e 7º anos, também receberão o certificado de conclusão do programa em uma solenidade simbólica na própria unidade de ensino.

Proerd – O Proerd é um programa com caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos da 4ª série que se encontram na faixa etária de 9 a 12 anos, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.

O programa tem por base, o projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) criado em 1983 nos Estados Unidos, e hoje é desenvolvido em 58 países e desde 2002 em todos os Estados do Brasil.

Chegou ao Brasil em 1992, através da PM do Rio de Janeiro, e no Estado de São Paulo em 1993, através da Academia de Polícia Militar do Barro Branco de onde o programa expandiu-se para os demais Estados.

Aplicações – O início do Programa na escola é precedido por uma reunião com pais e educadores, no sentido de divulgar o programa e orientar o engajamento e a participação de todos no processo.

O policial deverá comparecer à escola fardado, uma vez por semana, ao longo de um semestre, acompanhado do professor da turma, para ministrar as aulas aos estudantes.

As aulas a serem ministradas estarão organizadas no livro do estudante, em 17 (dezessete) lições de 60 minutos.

Além do livro do estudante a criança recebe um “kit” de comunicação visual composto de 01 camiseta e 01 boné com a logomarca do programa, os quais serão distribuídos no dia da Formatura, juntamente com um certificado de conclusão do curso, quando o aluno formando presta o compromisso diante da Polícia, da Escola e da Família de resistir às drogas e à violência.

Lições – As Lições objetivam o desenvolvimento da autoestima, o cultivo da felicidade, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

Docentes – O corpo de instrutores é composto por policiais militares voluntários, os quais são selecionados observando-se a conduta moral a experiência policial e com atividades socioeducativas.

O curso de habilitação tem uma carga horária de 80 horas aulas e conta em seu corpo docente com profissionais que atuam em áreas afetas à prevenção, como: Saúde; Educação; Psicologia e Legislação.

Valores Sociais – O Proerd tem como um de seus principais objetivos proporcionar o crescimento e o desenvolvimento global de nossas crianças, tornando-os cidadãos críticos capazes de resistir as pressões para usarem drogas e ajudarem no tão sonhado processo de construção de um país melhor.

Objetivos: – Atuação da Polícia Militar voltada para a prevenção ao uso de Drogas, as ações de vandalismo e formação de gangues entre os jovens;

– Possibilidade de redução de problemas locais afetos a segurança pública, pela excelente oportunidade da interação entre a Polícia Militar, Escola e Família.

Benefícios Comunitários – Os Policiais Militares especializados em orientar crianças sobre as drogas e a violência são exemplos de cidadania. A presença do Policial Proerd na escola traz segurança a toda comunidade escolar.

As informações transmitidas às crianças a respeito das drogas e dos tipos de abordagens que estão sujeitas, atuam como uma vacina, para que conscientizadas, possam dizer NÃO às drogas.

Alunos durante o juramento (Foto: Lucas Castro/RB Na Rede)
Alunos durante o juramento (Foto: Lucas Castro/RB Na Rede)
Uma das alunas recebendo o certificado e a medalha (Foto: Lucas Castro/RB Na Rede)
Uma das alunas recebendo o certificado e a medalha (Foto: Lucas Castro/RB Na Rede)

2 comentários sobre “Alunos de Guarapiranga se formam no Proerd

  1. A Formatura do PROERD foi um momento muito importante para a Comunidade de Guarapiranga, infelizmente nossos municípios (Ribeirão Bonito e Dourado), tem sofrido muito com as consequências das drogas, jovens usuários e alguns no tráfico. A PREVENÇÃO tem sido a melhor saída, o trabalho da PM em conjunto com a escola, ofereceu esclarecimento, consequências das drogas e melhor ainda, como a vida é BEM MELHOR SEM O USO DE DROGAS EM NOSSAS VIDAS! Valeu Lucas, por você ter divulgado este momento importante na vida dos meus alunos e dos seus familiares. A Formatura foi simples mas feita extremamente com muito amor e respeito, ao qual o Distrito de Guarapiranga e seus moradores merecem! Agradeço a todos que nos ajudaram a torná-lo real, a Equipe da nossa Escola, o Soldado Ademílson e aos meus Alunos do 5° ano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *