Ribeirão Bonito declara alerta e ação de combate a dengue é intensificada

Ribeirão Bonito declara alerta e ação de combate a dengue é intensificada
Nebulização é realizada em bairros mais afetados em Ribeirão Bonito (Foto: Marlon Tavoni / EPTV)

Cidade confirma 53 casos, o maior número registrado nos últimos 10 anos; Prefeitura nega estado de epidemia e diz que 20 casos foram importados

Do G1 São Carlos e Araraquara

A Prefeitura de Ribeirão Bonito está intensificando o combate aos criadouros do mosquito da dengue. Na cidade já foram confirmados 53 casos, o maior número dos últimos 10 anos. De acordo com a diretora de Saúde, Maria Elisa Lazarini Alboleia, o município vive estado de alerta. “Não estamos mais na fase de prevenção, estamos na parte curativa da ação que é tentar eliminar todos os focos de criadouros”, explicou.
A Diretoria de Saúde do município nega que a cidade esteja em epidemia, porque 20 casos são importados. Contudo, se mais seis pessoas pegarem a doença na cidade, será declarada a epidemia. Segundo o Ministério da Saúde, para declarar epidemia o número de casos confirmados deve ser de 300 para cada 100 mil habitantes. No caso de Ribeirão Bonito, seriam 39 casos.
Os funcionários da Secretária de Saúde estão visitando as casas à procura de possíveis focos do mosquito e o trabalho de nebulização é realizado nos bairros mais afetados. Os terrenos onde entulhos são jogados são a maior preocupação dos agentes. “Estamos notificando o proprietário e se ele não limpar o terreno, será multado”, declarou a diretora.

Casos – A professora Suziane Manieri conhece três pessoas que já tiveram a doença no seu bairro. Preocupada com a saúde do filho, ela se colabora com a prevenção. “Está se alastrando pela cidade, então o combate a dengue é uma frente importante”, disse.
A dona de casa Jaciara Tamiris do Nascimento está esperando a confirmação da doença. Com fortes dores no corpo, foi informada pelo médico que existe 99% de chance de ter contraído a doença. Para ela a falta de consciência é a causa deste problema. “Todo mundo é culpado, porque a partir de uma tampinha que a gente joga na rua já acumula água”, alertou.
A aposentada Maria Martins teve dengue há um pouco mais de vinte dias, devido à doença ficou uma semana de cama com febre e dor no corpo. “Eu acho que todo mundo deveria se conscientizar e colaborar”, falou.

Região – Duas cidades da região enfrentam epidemia da doença. Casa Branca tem 1.172 confirmações e também intensificou as medidas de combate aos criadouros. Neste sábado (5), a cidade faz um mutirão nos bairros e também nos distritos de Lagoa e Venda Branca, com o objetivo de recolher objetos que possam acumular água. Os moradores devem separar os materiais e deixar em frente às casas. Boa Esperança do Sul tem 670 casos.

16 comentários sobre “Ribeirão Bonito declara alerta e ação de combate a dengue é intensificada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *