Polícia Militar orienta sobre como evitar roubos e furtos

Polícia Militar orienta sobre como evitar roubos e furtos
Capitão Nucci destaca a importância da atividades realizadas na cidade (Foto: Lucas Castro/RB Na Rede)

Capitão Paulo Roberto Nucci Junior destacou que algumas simples medidas podem evitar a ação de criminosos

Lucas Castro

Preocupado com as ocorrências de roubos e furtos em Ribeirão Bonito, o comandante da 2ª Companhia do 38º Batalhão da Polícia Militar – Interior (BPM/I), que corresponde as cidades de Ribeirão Bonito, Dourado e Ibaté, Capitão Paulo Roberto Nucci Junior, orienta a população sobre como evitar esses tipos de ocorrências e ter surpresas desagradáveis.
Segundo o capitão, o conjunto de orientações, se seguidas a risca, podem ser importantes aliadas na prevenção de crimes como os roubos e furtos. A primeira medida é que as pessoas acostumem-se a trancar sempre portas e portões de acesso de sua casa. “Não deixem portas e portões abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos. Em cidades do interior ainda é comum ver essas situação e os delinquentes valem-se de nossos descuidos”, ressaltou Nucci.
Nucci destaca para que a população proteja a porta da cozinha. “Isole aquela dependência durante o repouso noturno trancando as portas intermediárias. Aja da mesma maneira quando se ausentar. Os arrombamentos são mais frequentes através dos acessos dos fundos da casa”, observa.
Outra medida é não permitir a entrada de estranhos na casa. As credenciais de carteiro, leitores de hidrômetro, entregadores de gás, funcionários das companhias de telefone e de energia elétrica, ente outros, devem ser devidamente examinadas e, em caso de dúvida, confirmadas por telefone. “Sempre que possível alerte os outros familiares, ou o vizinho mais próximo, quando franquear a entrada de um deles em seu lar”, orientou o capitão.
Em relação a dinheiro, a ressalva é para que as pessoas não guardem valores altos. “Faça seguro deles e confie sua custódia a cofres particulares de agências bancárias. Se preferir usar cofres de segurança em sua casa, guarde sigilo quanto a sua existência e localização. Sempre que possível instale mais de um, instalando um deles fora de seus aposentos particulares”, disse Nucci.
Se você vier a se defrontar com assaltantes, ficar calmo é o mais importante. “Não tente dialogar ou discutir com eles. Não os encare diretamente, mas procure memorizar suas características pessoais, maneirismos, trajes. Sobretudo não reaja, sua vida não tem preço. Se for sair, evite deixar sua residência com aparência de vazia. Cortinas e persianas completamente fechadas e luzes acessas durante o dia e a noite, são indicativos de morador ausente. Peça ajuda aos seus vizinhos, não deixando acumular jornais e correspondências”, advertiu o capitão.
Para finalizar, com um efetivo reduzido, a Polícia Militar conta com o apoio da população e pede para os moradores denunciem os crimes. “ A população precisa se acostumar a ligar 190 ao ver alguma situação estranha, ao perceber a presença de pessoas em atitudes suspeitas ou até mesmo quando notar um crime em andamento, acionar a PM e passar o maior numero de informações possíveis, como vestes do indivíduo, caso for carro, a cor, se possível anotar a placa, direção que seguiu, entre outros detalhes que podem ser determinantes para a prisão de um criminoso”, encerra Nucci.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *